Mamoplastia de Aumento
O que é a mamoplastia de aumento?
É a cirurgia plástica para a colocação de próteses de silicone que adicionam volume às mamas, melhorando seu tamanho e formato, corrigindo assimetrias ou também auxiliando a reconstrução de mamas após uma mastectomia.
Existe uma gama enorme de formas, volumes e composições de implantes para que sejam escolhidas de acordo com o corpo e a expectativa de cada paciente.
![](fotos/procedimento/m/11silicone-bg-1-.jpg)
Para quem é indicada a mamoplastia de aumento?
As mulheres que procuram as próteses de silicone geralmente têm alguma das queixas abaixo:
- Pouco desenvolvimento mamário após a puberdade;
- Busto proporcionalmente pequeno em relação à silhueta;
- Mamas pontudas, chatas ou com outro formato que não seja de seu agrado;
- Mamas assimétricas em tamanho ou formato;
- Perda de volume mamário após gravidez ou emagrecimento expressivo;
- Falta de firmeza;
A mamoplastia de aumento isoladamente não é indicada para quem precisa corrigir a ptose (queda) das mamas. Apenas aumentar o volume geralmente não corrige a projeção das mamas, sendo esses casos mais indicados para a cirurgia de mastopexia (a qual pode ser realizada com ou sem a introdução de implantes).
Associações mais comuns à mamoplastia de aumento
Cada paciente tem uma necessidade única. As cirurgias mais comuns a serem combinadas com a mamoplastia de aumento são:
- Lipoaspiração;
- Mastopexia;
- Lipoenxertia;
- Rinoplastia.
A combinação de outros procedimentos vai depender muito do porte da cirurgia planejada para cada paciente. Deve-se observar que um fator limitante é o tempo cirúrgico. Para otimização dos resultados e da segurança do paciente, este tempo deve ser geralmente inferior a 5 horas.
![](./fotos/procedimento/m/30whatsapp-image-2020-07-21-at-18-50-48-2-.jpeg)
Como é a mamoplastia de aumento?
A cirurgia parte de incisões que permitem a inclusão e o posicionamento do implante de silicone.
A colocação da prótese pode ser feita através de 3 vias: areolar, axilar e via sulco.
Conforme a necessidade de cada paciente, a prótese é posicionada acima do músculo (subglandular) ou parcialmente abaixo do músculo (duplo plano)
A definição do posicionamento do implante depende da quantidade de tecido mamário e do aspecto final desejado. Para as que apresentam uma cobertura glandular considerável, a colocação da prótese em plano subglandular é um possibilidade. Já pacientes muito magras que buscam um resultado mais natural, a colocação pela técnica de duplo-plano (dual plane) é mais indicada.
Segundo o Dr Ronaldo Righesso, a opção pela colocação da prótese de silicone parcialmente sob o músculo (duplo-plano) traz benefícios adicionais relacionados ao maior suporte do implante. A técnica implica em menor distensão da pele e permite apoio à sustentação dos implantes, contribuindo para retardar o processo de ptose mamária progressiva que geralmente acomete as mulheres com o passar dos anos.
Como é a recuperação da mamoplastia de aumento?
Imediatamente após a cirurgia, você passará algumas horas na sala de recuperação para receber os primeiros cuidados e se recuperar totalmente da anestesia.
Após a alta, você iniciará o processo de recuperação na sua casa. Repouso, hidratação, boa alimentação, uso do sutiã modelador e da medicação nos horários pré-definidos são essenciais nesse período.
É muito importante o cuidado em não fazer movimentos amplos ou bruscos com os braços e tampouco fazer esforço ou carregar peso. O objetivo é manter a prótese no lugar e as suturas protegidas.
O processo de recuperação das próteses submusculares é em média mais longo e com intensidade maior de dor.
Quando os resultados da mamoplastia de aumento serão visíveis?
O resultado é imediato. Logo após a mamoplastia de aumento a paciente já vai notar o volume alterado das mamas, embora possa levar algum tempo até o inchaço passar, a musculatura relaxar e os tecidos se acomodarem na nova forma desejada.
É importante ter em mente que as mamas são umas das partes do corpo que mais podem sofrer alterações ao longo do tempo. Oscilações de peso, desregulações hormonais, gravidez e menopausa são alguns dos fatores que podem influenciar o tamanho, a forma e a projeção das mamas, mesmo após a realização da cirurgia plástica.
Outras dúvidas comuns relacionadas à mamoplastia de aumento:
Poderei amamentar após a colocação de próteses de silicone?
A prótese de silicone dificilmente atrapalhará a amamentação. Ela pode ser posicionada sob o músculo peitoral ou sob a glândula mamária, sem interferência nas estruturas anatômicas envolvidas no aleitamento materno. A experiência de amamentar é diferente para cada mulher e é normal ter dificuldades no começo. Cabe lembrar que a amamentação não é uma certeza, mesmo para mulheres que não tenham sido submetidas a cirurgias mamárias.
O ato da amamentação promove estímulo e aumento do tecido glandular com consequente distensão da pele. O processo repetitivo de enchimento e esvaziamento das mamas característico da lactação poderá resultar em nova flacidez e queda, podendo necessitar de nova cirurgia para sua correção no futuro.
Qual a duração da prótese de silicone?
Não há data pré-determinada de duração dos implantes mamários atuais. Os fabricantes estimam durabilidade aproximada de 10 anos. Alguns casos apresentarão ruptura precoce e outros tardiamente. Por isso é importante o controle periódico através de exames de imagens das mamas e acompanhamento do seu cirurgião plástico.
A inclusão de próteses de silicone ajuda a levantar os seios?
A mamoplastia de aumento isoladamente não é indicada para quem precisa corrigir a ptose (queda) das mamas. Apenas aumentar o volume geralmente não corrige a projeção das mamas, sendo esses casos mais indicados para a cirurgia de mastopexia (a qual pode ser com ou sem implantes).
A inclusão de próteses de silicone pode aumentar o risco de desenvolver câncer de mama?
Existem muitos estudos nessa área que mostram não haver relação das próteses de silicone com a incidência de câncer de mama. https://rbc.inca.gov.br/site/arquivos/n_49/v01/pdf/artigo1.pdf
Nos últimos anos, entretanto, surgiu uma nova patologia extremamente rara mais incidente em pacientes com implantes macrotexturizados. O ALCL (Linfoma Anaplásico de Células Gigantes) está relacionado a uma reação inflamatória exagerada aos implantes deste tipo.
A lipoenxertia tem o mesmo efeito de aumento dos seios como o obtido com a inclusão de próteses de silicone?
Não. As próteses de silicone são uma estrutura rígida, com densidade muito maior que a gordura, promovendo uma aumento de volume significativo. A transferência de gordura pode complementar o resultado, sendo muito utilizada para pequenas assimetrias.
Tenho prótese de mama e percebi irregularidades no contorno do seio. O enxerto de gordura pode me ajudar?
Sim. Essas irregularidades, também de chamadas de rippling, significam que você tem uma cobertura muito tênue sobre as próteses. O enxerto de gordura poderá adicionar volume e ocultar essas irregularidades.
Quando poderei retomar os exercícios físicos?
Exercícios físicos que não envolvam esforços dos membros superiores podem ser retomados em cerca de 15 dias. A partir do 30 dia, os membros superiores podem ser progressivamente estimulados.
O que é fast track na mamoplastia de aumento?
É um programa criado pelo americano John Tebbetts que visa acelerar a recuperação das pacientes de mamoplastia de aumento pela técnica de duplo-plano. O método consiste numa série de exercícios iniciados precocemente.
Quando poderei voltar ao trabalho?
Geralmente após 1 semana é possível retomar as atividades corriqueiras. Entretanto é importante evitar o manuseio de objetos pesados e esforço físico.
Quais são as complicações mais comuns após a mamoplastia de aumento?
Complicações precoces podem ser hematomas, infecção, sensação de dormência e rejeição dos pontos de sutura.
Complicações tardias geralmente envolvem rippling, contratura capsular, ruptura do implante, deslocamento da prótese e cicatrizes inadequadas.
Como em toda cirurgia, é importante um pós-operatório meticuloso, com acompanhamento da sua evolução pelo cirurgião plástico.
![](fotos/procedimento/p/30silicone-rr.jpg)
Experiências de pacientes
Fique atento
O objetivo deste artigo é meramente informativo e em hipótese alguma esgota o tema em todas suas possibilidades. É indispensável a consulta médica, oportunidade na qual serão apresentadas informações minuciosas sobre cada procedimento de forma individualizada.
Os dados aqui disponibilizados são genéricos e podem não se encaixar perfeitamente no seu caso específico. A medicina é uma ciência inexata e o processo de recuperação e obtenção de resultados podem variar amplamente de acordo com cada organismo.