0
carregando...

Lipoenxertia Corporal

O que é a lipoenxertia corporal?

A transferência de gordura corporal - também conhecida como fat grafting, injeções de gordura, lipofilling ou lipoenxertia - é feita a partir da gordura do próprio paciente com o propósito de volumização. Com a técnica, o cirurgião coleta gordura proveniente da barriga, coxas ou quadris e após preparação específica, a injeta na área-alvo. As mais comuns são mamas e glúteos. 

Mais recentemente, tem-se observado que junto com as células adiposas são transferidos outros componentes celulares que promovem uma melhora das condições locais. Assim, o enxerto de gordura, além de volumizar, pode proporcionar uma terapia celular que ajuda a incrementar os resultados. 

Mais

Para quem a lipoenxertia corporal é indicada?

Têm-se chamado nossa gordura corporal de “ouro líquido”. Isso se deve ao fato de que o uso da gordura tem cada vez mais aplicações, com pesquisas muito promissoras. 

No contorno corporal, a injeção de gordura contribui para o equilíbrio das formas, agregando volume a áreas como:

  • Mamas;
  • Glúteos;
  • Depressão trocantérica;
  • Dorso das mãos;
  • Área genital;
  • Colo (área do decote).

Os enxertos de gordura também podem ajudar a melhorar a aparência de lipodistrofias e perdas volumétricas decorrentes de traumas, queimaduras e áreas de enxerto.

Mais

Associações mais comuns à lipoenxertia corporal:

Os enxertos de gordura podem ser em si mesmas um tratamento único, mas é mais comum que eles sejam associadas a outros procedimentos como:

  • Mamoplastia de Aumento; 
  • Mastopexia com Prótese;  
  • Lipoaspiração;
  • Gluteoplastia;  
  • Abdominoplastia.  
Mais

Como é feita a lipoenxertia?

O procedimento de transferência de gordura tem três etapas básicas:

- Coleta da gordura: Um pequena incisão é feita na área doadora de gordura (geralmente barriga ou coxas) e uma cânula é introduzida com o objetivo de sugar a gordura num processo muito parecido com a lipoaspiração.

- Purificação da gordura: Existem inúmeras técnicas como lavagem, decantação, centrifugação, filtragem ou emulsificação com o objetivo de tornar essa gordura mais eficaz. A gordura preparada é então transferida a cânulas mais finas ou seringas para posterior injeção.

- Transferência de gordura: O cirurgião insere as cânulas com gordura purificada nas áreas que necessitam de volume. Cada aplicação deposita uma linha de células de gordura até que o efeito desejado seja atingido. 

Um vez que o tecido adiposo é uma das principais fontes de células-tronco, a injeção de gordura pode trazer benefícios anti-aging adicionais relacionados ao fator de crescimento e sua habilidade de estimular a produção de colágeno ao redor da área na qual a gordura foi inserida https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11304456/

O Dr. Ronaldo Righesso explica que para a volumização das mamas e glúteos, o processo é semelhante a uma “lipoaspiração ao contrário”, ou seja, uma lipoinjeção. Através de pequenas incisões de cerca de 0,5 cm são inseridas cânulas que depositam a gordura no trajeto até a obtenção do volume desejado.

Ainda que os enxertos de gordura possam ajudar a incrementar volume a diferentes áreas do corpo, a incerteza está relacionada ao fato de não ser possível prever a quantidade de gordura que será reabsorvida e o quanto permanecerá na área tratada. Já sabe-se que com a evolução das técnicas, o percentual reabsorvido é cada vez menor. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11304456/

Mais

Como é a recuperação da lipoenxertia?

Muitas vezes a lipoenxertia fará parte de um procedimento maior, como uma lipoabdominoplastia, por exemplo. 

Quando executada isoladamente, a recuperação é bastante rápida e tranquila.

Nos primeiros dias, é importante observar um repouso leve e evitar a compressão, batidas, massagens e drenagens da área tratada.

Mais

Quando os resultados da lipoenxertia serão visíveis?

De imediato já se percebe a diferença de volume nas áreas tratadas, ainda que haja um inchaço inicial.

Os resultados vão aparecer em etapas. Em cerca de 30 dias já será possível observar o resultado em termos de volumização das áreas tratadas. Já os resultados em relação aos efeitos regenerativos das demais células que compõem o tecido adipo devem aparecer a partir do sexto mês.

Outras dúvidas comuns relacionadas à lipoenxertia corporal:

O enxerto de gordura tem o mesmo efeito de aumento dos seios como o obtido com a inclusão de próteses de silicone?

Não. As próteses de silicone são uma estrutura rígida, com densidade muito maior que a gordura, promovendo um aumento de volume significativo. A transferência de gordura pode complementar o resultado, sendo muito utilizada para pequenas assimetrias.

Tenho prótese de mama e percebi irregularidades no contorno do seio. O enxerto de gordura pode me ajudar?

Sim. Essas irregularidades, também de chamadas de rippling, significam que você tem uma cobertura muito tênue sobre as próteses. O enxerto de gordura poderá adicionar volume suficiente para ocultar essas irregularidades.

O que é BBL? Brazilian Butt Lift?

O Brazilian Butt Lift (ou Lifting de Glúteos Brasileiro) utiliza apenas a gordura corporal para aumento significativo dos glúteos.

Apesar do nome, a técnica não foi criada no Brasil, mas sim por americanos inspirados nos contornos corporais das brasileiras. Geralmente é feita uma lipoaspiração da cintura associada à lipoenxertia dos glúteos, conferindo um aspecto de “ampulheta” às pacientes.

Além das mamas e glúteos, em quais áreas do corpo podem ser feito o enxerto de gordura?

Quase todas as áreas podem precisar de uma adição de gordura. Este é um campo de pesquisa muito amplo, com aplicações cada vez mais diversas tanto na cirurgia reparadora, como na estética.

Resumidamente dentro da cirurgia estética, a transferência de gordura ajuda a aumentar volume de mamas, glúteos, lábios, suavizar a depressão trocantérica, restaurar a jovialidade da área genital, do dorso das mãos e também da região do decote. Também é usada para melhorar a aparência de rugas e cicatrizes e até corrigir alguns tipos de deformidades decorrentes de traumas ou radioterapia.

Quais são as complicações mais comuns após o enxerto de gordura na face?

Irregularidades superficiais, pequenos grumos sob a pele ou volume excessivo com aparência de inchaço podem resultar da transferência de gordura.

Atenção

Fique atento

O objetivo deste artigo é meramente informativo e em hipótese alguma esgota o tema em todas suas possibilidades. É indispensável a consulta médica, oportunidade na qual serão apresentadas informações minuciosas sobre cada procedimento de forma individualizada.

Os dados aqui disponibilizados são genéricos e podem não se encaixar perfeitamente no seu caso específico. A medicina é uma ciência inexata e o processo de recuperação e obtenção de resultados podem variar amplamente de acordo com cada organismo.

Scroll
Role o mouse

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e fechar
.