0
carregando...

Lipoaspiração

O que é a lipoaspiração?

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que remove, com o auxílio de cânulas especiais, o excesso localizado de tecido adiposo, reduzindo o volume da camada de gordura subcutânea na região e aprimorando o contorno corporal.

Depósitos de gordura podem ser acumulados em diversas áreas do corpo, ainda que a paciente mantenha um estilo de vida saudável com boa alimentação e exercícios físicos frequentes. A lipoaspiração pode remover a gordura localizada em áreas como barriga, cintura, costas, quadris, coxas, braços, bumbum, pescoço e até tornozelos. 

Para quem é indicada a lipoaspiração?

A lipoaspiração é indicada para pacientes com depósitos localizados de gordura. Ainda que a cirurgia realmente remova gordura do paciente, não é um procedimento indicado para quem busca emagrecimento, e sim, definição do contorno corporal.

Algumas das áreas mais comuns nas quais a lipoaspiração é realizada são:

  • Barriga
  • Cintura
  • Culotes
  • Bumbum
  • Braços
  • Coxas
  • Pescoço

Mais

Associações mais comuns à lipoaspiração

A lipoaspiração é comumente associada a:

  • Gluteoplastia
  • Mamoplastia de aumento
  • Rinoplastia
  • Lipoenxertia

A combinação de outros procedimentos vai depender muito do porte da lipoaspiração planejada para cada paciente. Deve-se observar que um fator limitante à combinação de cirurgias é o tempo cirúrgico. Para otimização dos resultados e da segurança do paciente, este tempo deve ser geralmente inferior a 5 horas.

Mais

Como é a lipoaspiração?

Uma das cirurgias plásticas mais realizadas no mundo há anos, a lipoaspiração pode ser executada de acordo com diferentes abordagens. Em resumo, todas as variações da lipoaspiração partem da mesma técnica clássica: a partir de pequenas incisões em locais estratégicos, são inseridas cânulas especiais conectadas a um aparelho de sucção que conseguem retirar a gordura subcutânea.

 
Dentre tantas técnicas consagradas, a Lipoaspiração Tumescente consiste em injetar sob a pele um fluido específico antes da inserção das cânulas. Este fluido facilita a remoção da gordura, além de ter ação analgésica (diminui a dor local) e também vasoconstritora (diminui sangramentos). Através das pequenas incisões de cerca de 0,5 cm, as cânulas são inseridas. Os movimentos de ida e volta das cânulas nas zonas tratadas permite a “quebra” da gordura que então é aspirada.

O Dr Ronaldo Righesso esclarece que em uma área muito pequena, a lipoaspiração pode levar 30 minutos, mas há casos de lipos grandes, envolvendo vários segmentos corporais nos quais a cirurgia pode levar cerca de 4 horas.

Outras variações na lipoaspiração são:

HIDROLIPOASPIRAÇÃO:

Outro nome para a Lipoaspiração Tumescente.

VIBROLIPOASPIRAÇÃO:

É a lipoaspiração com a utilização de um aparelho vibratório conectado à  cânulas, facilitando a sucção do tecido adiposo.

LIPOASPIRAÇÃO 360 GRAUS:

É a lipoaspiração da barriga, cintura e costas, literalmente dando a volta completa em torno do tronco da paciente.

LAD:

LIPOASPIRAÇÃO DE ALTA DEFINIÇÃO (ou LIPO HD):É a lipoaspiração de maior ou menor quantidade de gordura em áreas estratégicas, de forma a realçar sulcos e músculos.

LIPOESCULTURA:

Parte da gordura retirada na lipoaspiração é preparada e inserida em outras áreas do corpo que necessitam de recuperação de volume.

MINILIPOASPIRAÇÃO (ou MINI LIPO):

É a lipoaspiração em uma área pequena do corpo, geralmente realizada com anestesia local e com menor volume lipoaspirado.

LIPOASPIRAÇÃO ULTRASSÔNICA OU VASER:

O aparelho de ultrassom é aplicado com objetivo de mudar as propriedades físicas da gordura de forma a facilitar a lipoaspiração.

LIPOASPIRAÇÃO A LASER:

mesmo conceito da lipo ultrassônica, na qual é usado o aparelho de laser.

Mais

Como é a recuperação da lipoaspiração?

Após a alta, você iniciará o processo de recuperação na sua casa. Boa alimentação, hidratação, repouso moderado, uso da malha modeladora e da medicação nos horários pré-definidos são essenciais nesse período.

É comum o relato de dor e inchaço no pós-operatório, mas felizmente esse desconforto passa após os primeiros dias.

Malhas de compressão devem ser utilizadas como parte importante do processo de recuperação, prevenindo o acúmulo de líquidos e auxiliando a pele a assumir seu novo contorno.

Mais

Quando os resultados da lipoaspiração serão visíveis?

Mesmo com inchaço, já é possível notar diferença nos contornos imediatamente após a cirurgia. Com o passar dos dias, as pacientes sentem que a malha de compressão vai ficando mais solta, por isso é bom escolher por uma malha que tenha variações de ajuste e pode ser apertada. 

Em 6 semanas, o resultado já é bem próximo ao definitivo.

Se o paciente não engordar, os resultados da lipoaspiração o acompanham por toda vida, uma vez que aquelas células adiposas foram definitivamente removidas. Por isso a importância da manutenção de um estilo de vida saudável para evitar novo ganho de peso. No caso do paciente emagrecer ainda mais, os resultados podem ser aprimorados.

Outras dúvidas comuns relacionadas à lipoaspiração

Quanto posso emagrecer com a lipo?

Obviamente a gordura extraída tem uma massa que será reduzida do seu peso no pós-operatório imediato. No entanto, o inchaço relacionado ao acúmulo de líquidos comum após uma cirurgia impactará negativamente no peso. Devido a esse inchaço, mesmo em lipos com grande volume de gordura retirada, o paciente pode até apresentar ganho de peso nesses primeiros dias.

Quantos litros de gordura podem ser retirados na lipo?

O CFM (Conselho Federal de Medicina) estabeleceu um volume de segurança, em torno de 7% do peso corporal. Ou seja, se o paciente pesa 60 Kg, podem ser removidos cerca de 4,2 litros. Entretanto, este volume não é constituído apenas de gordura. Junto com a gordura também são aspirados sangue e outros fluidos.

A LAD ou Lipo HD pode me deixar com abdômen tanquinho?

A lipoaspiração de alta definição salienta os músculos que você possui. Nem todo paciente busca o aspecto atlético bem definido. Existem variações na técnica permitindo maior ou menor realce da musculatura.

Se você deseja o aspecto bem definido da musculatura abdominal, é importante que essa área seja desenvolvida através de um programa de exercícios físicos. Ou seja, a lipoaspiração somente irá ressaltar a sua musculatura através da diminuição da gordura subcutânea, mas não tem condições de aumentar o seu volume muscular.

A lipoaspiração deixa cicatrizes?

Sim, haverá pequenas cicatrizes, de cerca de 0,5 cm, resultantes das incisões por onde penetrará a cânula, permitindo a retirada da gordura. Além de muito pequenas, essas cicatrizes sempre que possível são estrategicamente posicionadas em pontos mais discretos do corpo, como sob a marca do biquíni ou dentro do umbigo, por exemplo.

Como saber se minha barriga pode ser resolvida com a lipo ou se preciso de uma abdominoplastia?

A resposta ideal para sua pergunta é: através da consulta médica com o cirurgião plástico.

Entretanto, uma maneira muito simplificada para se ter uma ideia a respeito é fazer esse teste básico. Sente-se a uma cadeira em frente ao espelho. Fique reto em 90 graus, com o abdômen relaxado. Se houver dobras, significa que há flacidez de pele. Somente a lipoaspiração não corrige flacidez de pele ou de musculatura.

Quando poderei retomar os exercícios físicos?

Geralmente, as atividades físicas leves como uma caminhada já podem ser retomadas a partir de 1 semana após a cirurgia, mas depende da recuperação individual de cada paciente.

Quando poderei voltar à escola ou ao trabalho?

Geralmente após 5 dias é possível retomar as atividades corriqueiras.

Mais

Experiências de pacientes

"A melhor mala de viagem da minha vida!


Anos atrás tive uma oportunidade de trabalho que me deslocou por quase um ano aos Estados Unidos. A experiência foi fantástica tanto para o meu crescimento pessoal quanto para a minha carreira profissional.

Entretanto… voltei para o Brasil em fevereiro, no auge do verão, vendo todos familiares e amigos bonitos e bronzeados e eu estava 10 kg acima do peso, pálida e cansada. A sensação ficou pior ao vestir o biquini, na tentativa de aproveitar o fim do verão. (Ainda tenho fotos daquele verão e as odeio!)

Ao longo daquele ano consegui emagrecer um pouco. Decidi pela lipoaspiração e o procedimento foi realizado um ou dois dias antes de um feriadão de 7 setembro (se não me engano a cirurgia foi na quinta e o feriado era na sexta). Ainda que a primeira noite em casa tenha sido de dor e incômodo ao ver a barriga tão inchada, a recuperação foi tão rápida que na segunda-feira eu já estava dirigindo e trabalhando.

Mas inesquecível mesmo foi o sentimento ao preparar a minha mala para uma viagem no fim de dezembro! Todas as roupas de verão que estavam apertadas no início do ano, vestiram maravilhosamente bem após a lipo. Me senti linda, como há tempos não me sentia! A alegria maior foi usar o mesmo biquini que tinha me deixado tão decepcionada no verão anterior… Meu nível de confiança e autoestima estava altíssimo, me senti muito bem!
"

SCP, 29 anos na época da cirurgia
Atenção

Fique atento

O objetivo deste artigo é meramente informativo e em hipótese alguma esgota o tema em todas suas possibilidades. É indispensável a consulta médica, oportunidade na qual serão apresentadas informações minuciosas sobre cada procedimento de forma individualizada.

Os dados aqui disponibilizados são genéricos e podem não se encaixar perfeitamente no seu caso específico. A medicina é uma ciência inexata e o processo de recuperação e obtenção de resultados podem variar amplamente de acordo com cada organismo.

Scroll
Role o mouse

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e fechar
.