0
carregando...

Lifting Facial

O que é o lifting facial?

A cirurgia plástica do rejuvenescimento facial não trata apenas apenas a pele, mas também a musculatura e as estruturas profundas da face, reposicionando-as e tornando possível a eliminação de pele excedente e a suavização de rugas do rosto.

A cirurgia também pode ser chamada de facelift, lifting facial, ritidoplastia, ritidectomia ou simplesmente, cirurgia das rugas da face. 

Mais

Para quem é indicado o lifting facial?

Homens e mulheres procuram no lifting facial uma solução para amenizar os sinais do tempo no rosto, alguns desses sinais são:

  • Flacidez e excesso de pele;
  • Olhos encovados;
  • Pregas ao longo do nariz que podem se estender até os cantos da boca (o famoso bigode-chinês);
  • Rugas ao redor da boca que se estendem até o queixo (a famosa boca de marionete)
  • Perda do tônus muscular no terço inferior da face;
  • Depósitos de gordura sob a linha do queixo;

“A faixa de idade dos pacientes que optam pela ritidoplastia varia geralmente entre 40 e 80 anos, mas já operei pacientes mais jovens e também mais velhos”, comenta o Dr. Ronaldo Righesso.

Mais

Associações mais comuns ao lifting facial

Cada paciente tem uma necessidade única na sua jornada de rejuvenescimento facial. Na grande maioria das vezes, os resultados são otimizados através da associação de outros procedimentos. 

As cirurgias mais comuns a serem combinadas com o lifting facial são: 

  • Lifting Frontal Endoscópico
  • Blefaroplastia
  • Cervicoplastia
  • Lipoenxertia facial
  • Nanofat

A combinação de outros procedimentos vai depender muito do porte da cirurgia planejada para cada paciente. Deve-se observar que um fator limitante é o tempo cirúrgico. Para otimização dos resultados e da segurança do paciente, este tempo deve ser geralmente inferior a 5 horas.

Mais

Sobre o rejuvenescimento facial

São muitas as possibilidades de tratamento cirúrgico da face. Para facilitar a compreensão, vamos dividir o rosto em três segmentos: 

  • terço superior: testa, têmporas e pálpebras superiores
  • terço médio: pálpebras inferiores ao canto da boca
  • terço inferior: do canto da boca até o fim do pescoço

O rejuvenescimento facial global inclui o tratamento dos três segmentos, proporcionando um tratamento completo, uma vez que o mais comum de se observar é o envelhecimento homogêneo de toda a face. 

  • Para o terço superior, podem ser indicados o lifting frontal endoscópico e a blefaroplastia
  • Para o terço médio: a ritidoplastia e suas variações
  • Para o terço inferior: a cervicoplastia

 

Como é o lifting facial?

Existem várias técnicas de ritidoplastia que podem ser usadas de acordo com as necessidades específicas de cada paciente. As principal abordagem é o SMAS Lift.

 

O que é o SMAS?

O SMAS (Superficial Muscular Aponeurotic System) refere-se a uma membrana fibrosa de grande resistência unicamente observada na região facial. Estende-se desde a região frontal até a região cervical recobrindo toda a musculatura da face.

Em virtude de sua rigidez é amplamente utilizada para tracionar as estruturas profundas da face. Existem várias possibilidades cirúrgicas de abordagem do SMAS (plicatura, smassectomia ou retalho).

A descrição desta parte da anatomia da face revolucionou as técnicas de ritidoplastia, ao permitir o tratamento das camadas mais profundas da pele e proporcionando a obtenção de resultados mais naturais.

 

Como é a cirurgia de lifting facial? 

Na maioria dos casos, a incisão contorna a orelha, podendo ser mais longa superior ou posteriormente dependendo da necessidade de retirada de pele. Durante o SMAS lift, a camada de músculo e de SMAS que estão conectadas são tracionadas e  reposicionadas em um vetor que permita a correção das deformidades. O excesso de pele é removido em torno da orelha, respeitando características naturais como o “pé do cabelo” e o formato do lóbula da orelha.

Um detalhe técnico na busca por um resultado mais natural é que a pele e o SMAS podem ser tracionados em diferentes direções até a obtenção do efeito desejado.

O Dr Ronaldo Righesso explica que os facelifts atuais que incluem o tratamento do SMAS diferem drasticamente dos liftings faciais do passado. “Antigamente, somente a pele era tracionada e o resultados eram muita vezes artificiais (mais conhecidos como “cara repuxada”)”.

As cicatrizes da ritidoplastia são bastante discretas, normalmente escondidas no contorno da orelha. Como resultado, o paciente percebe o rejuvenescimento significativo de sua aparência. 

 

O que é o Minilift?

O procedimento cirúrgico do facelift pode variar na extensão das cicatrizes e na extensão do descolamento. Pacientes com menor grau de envelhecimento poderão se beneficiar de um descolamento menor, inclusive com cicatrizes menores, o chamado minilift.

O termo minilift geralmente refere-se ao lifting apenas do terço médio-inferior da face, procurado por pacientes que buscam o tratamento de flacidez moderada, principalmente na linha da mandíbula e sulco nasogeniano com o objetivo de aprimorar definição e contorno.

 

Como é a recuperação do facelift?

Imediatamente após a cirurgia, você passará algumas horas na sala de recuperação para receber os primeiros cuidados e se recuperar totalmente da anestesia.

Após a alta, você iniciará o processo de recuperação na sua casa. Repouso com a cabeceira elevada, uso da faixa modeladora e da medicação nos horários pré-definidos são essenciais nesse período. Também é importante evitar a exposição ao sol e esforços físicos.

A primeira semana após a cirurgia é caracterizada por inchaço e equimoses (roxos). Esses sinais gradualmente vão desaparecer. A drenagem linfática poderá ser indicada após alguns dias.

 

Quando os resultados do facelift serão visíveis?

Imediatamente após a cirurgia, já será possível notar diferenças no rosto mesmo com o inchaço inicial. Em torno de 30 dias, já haverá uma percepção bastante adequada dos resultados cirúrgicos, que progressivamente evoluirão na medida do avanço do processo cicatricial.

A aplicação periódica da toxina botulínica (link) pode ser um fator aliado na manutenção dos resultados.

Vale lembrar que o processo de envelhecimento continua mesmo após a ritidoplastia. Fatores genéticos e o estilo de vida de cada paciente vão ser decisivos na manutenção dos resultados a longo prazo.

 

Outras dúvidas comuns relacionadas à ritidoplastia

Qual a diferença entre o facelift completo, superior, inferior e o minilift?

A grande diferença é a extensão do descolamento. Resumindo:
Facelift completo (full facelift): trata os terços superior, médio e inferior da face a partir de uma combinação de procedimentos. Realizado a partir de incisões contornando a orelha;
Facelift do terço superior: também chamado de lifting frontal ou elevação das sobrancelhas, trata o terço superior da face. A partir da abordagem de videocirurgia, é feito através de 5 pequenas incisões no couro cabeludo;
Facelift do terço inferior: para pacientes com flacidez localizada na zona inferior à mandíbula. Pode ser necessária apenas uma incisão no contorno posterior da orelha.
Lifting de pescoço: (ou cervicoplastia) corrige deformidades e excesso de pele na área do pescoço a partir de incisões atrás das orelhas ou no submento (abaixo do queixo);
Minilift: indicado para pacientes com sinais de envelhecimento menos proeminentes. Consiste no tratamento da flacidez observada no terço médio-inferior da face, principalmente a zona do queixo e mandíbula.

A ritidoplastia inclui o lifting de pescoço?

Nem sempre, mas o mais comum é que o lifting de pescoço seja feito em conjunto com a cirurgia plástica do rosto.

Quanto tempo após o facelift devo esperar para a aplicação de Botox?

Depende da extensão da área tratada e dos procedimentos realizados. Geralmente, após 30 dias já é possível adicionar os benefícios da toxina botulínica ao seu tratamento de rejuvenescimento facial.

Qual o papel dos enxertos de gordura no facelift?

Muitos dos sinais de envelhecimento estão relacionados à perda de volume na face. Nesses casos, a restauração do volume através de injeção da gordura do próprio paciente é um aspecto importante para otimizar o resultado do facelift. É importante salientar que os enxertos de gordura têm evoluído substancialmente ao longos do últimos anos, sendo hoje possível a transferência de gordura em frações muito delicadas, com resultados cada vez mais promissores.

Usei preenchedores na face, mas não surtiram o efeito desejado. Devo esperar passar o efeito desses preenchedores antes de me submeter à ritidoplastia?

Depende do efeito desejado inicialmente. Se for apenas aumento de volume na região, talvez a inclusão de mais preenchedores ou até enxertos de gordura (lipoenxertia) podem ajudar. Se você está buscando a correção da flacidez, a ritidoplastia pode ser o caminho mais adequado. Se você está insatisfeita com os resultados da sua sessão de preenchimentos, o ideal é agendar uma consulta com o cirurgião plástico para avaliar a sua necessidade em relação ao lifting facial. É importante salientar que nem todo preenchedor será reabsorvido, alguns são definitivos.

Quanto de inchaço e roxo eu devo esperar após a ritidoplastia? O que eu posso fazer a respeito?

Inchaço e equimoses (os famosos “roxos”) são de certa forma comuns durante o processo de recuperação de uma ritidoplastia. Geralmente leva de 7 a 10 dias para as equimoses serem resolvidas. O inchaço pode durar ainda por algumas semanas ainda que gradualmente vai sendo reduzido. Repouso com a cabeceira elevada, aplicação de gelo e compressas podem ajudar no alívio desses sintomas.

Existe um grupo de pacientes que tem uma tendência maior a desenvolver esse tipo de problema após a cirurgia: fumantes, pacientes com pressão arterial elevada e com alterações de coagulação. Pacientes com tendência de apresentar náuseas e vômitos no pós-operatório também podem apresentar um aumento dos roxos.

Como são as cicatrizes do lifting facial? Poderei usar meu cabelo preso num coque?

Sim, será possível, pois as cicatrizes são estrategicamente posicionadas no contorno da orelha. Inicialmente, entretanto, como em toda e qualquer cicatriz, haverá uma vermelhidão normal que pode ser disfarçada com maquiagem. O processo de clareamento da cicatriz será progressivo, resultando na maioria dos casos em marcas bastante discretas.

Quando poderei retomar os exercícios físicos?

Sim, será possível, pois as cicatrizes são estrategicamente posicionadas no contorno da orelha. Inicialmente, entretanto, como em toda e qualquer cicatriz, haverá uma vermelhidão normal que pode ser disfarçada com maquiagem. O processo de clareamento da cicatriz será progressivo, resultando na maioria dos casos em marcas bastante discretas.

Quando poderei voltar ao trabalho?

Geralmente após 2 semanas é possível retomar as atividades corriqueiras. Entretanto é importante evitar o manuseio de objetos pesados e esforço físico.

Quais são as complicações mais comuns após o lifting facial?

Hematomas, paralisias temporárias, sensação de dormência e cicatrizes inadequadas podem acontecer após o lifting facial.

Um pós-operatório meticuloso, com acompanhamento da sua evolução pelo cirurgião plástico é fundamental na sua recuperação.

Mais

Experiências de pacientes

"Nem em mil anos de terapia…

Sempre fui uma mulher vaidosa, sempre me cuidei. Todas as vezes que achei necessário recorri a procedimentos estéticos.

A partir dos 40 anos passei a priorizar os cuidados com o rosto, pescoço e colo, já percebendo os efeitos do tempo. Aos 49 percebi que era inevitável um procedimento cirúrgico. Então procurei o Dr Ronaldo, e decidimos pela ritidoplastia com pálpebras. O resultado? Não poderia ser melhor.

Só então me dei conta de que nem mil anos de terapia , que sempre fiz , me devolveriam o que esse procedimento me devolveu. Sou eternamente grata!"

BCF, 50 anos da época da cirurgia
Atenção

Fique atento

O objetivo deste artigo é meramente informativo e em hipótese alguma esgota o tema em todas suas possibilidades. É indispensável a consulta médica, oportunidade na qual serão apresentadas informações minuciosas sobre cada procedimento de forma individualizada.

Os dados aqui disponibilizados são genéricos e podem não se encaixar perfeitamente no seu caso específico. A medicina é uma ciência inexata e o processo de recuperação e obtenção de resultados podem variar amplamente de acordo com cada organismo.

Scroll
Role o mouse

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e fechar
.