Optar por uma cirurgia plástica não deve ser uma decisão de impulso. Requer pesquisa, planejamento e organização. 

Para quem planeja realizar uma cirurgia plástica nos próximos meses, meus principais conselhossão:

1) Busque um cirurgião plástico reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Isso significa que o profissionalteve uma formação clínica e cirúrgica apropriada. Você pode pesquisar os profissionais no site www.cirurgiaplastica.org.br 

2) Durante sua consulta médica, comente sobre suas expectativas. Esclareça suas dúvidas e seja sincero sobre seu histórico médico.

3) Realize todos os exames pré-operatórios solicitados e siga as recomendações do seu cirurgião (que podem envolver a suspensão do fumo, do anticoncepcional, etc...)

4) Prepare a logística (trabalho - casa - contas - filhos - etc)! Estar tranquilo em relação aos compromissos é fundamental para uma boa recuperação. A preparação deve envolver desde deixar as pendências de trabalho em ordem até antecipar compras e ter comida congelada em casa. Lembre-se que o período pós-cirúrgico exige repouso MESMO. 

5) Ter alguém com quem possa contar para levar e buscar do hospital, ajudar no banho e na movimentação em casa nos primeiros dias e também acompanhar nas consultas e curativos contribui muito para amenizar o desconforto do período pós-operatório. 

6) Siga à risca as recomendações a respeito dos pós-operatório. Os primeiros dias após a cirurgia têm impacto direto no resultado final. Então, muita atenção com medicações, repouso, malha compressiva, drenagens, hidratação, alimentação saudável, sono...

7) Compareça a todas as revisões. Cada cirurgião tem sua rotina de observação. Eu gosto de acompanhar meus pacientes no longo prazo, uma vez que os resultados definitivos podem levar até meses para serem consolidados. 

8) Planeje-se e realize seu projeto!