Blefaroplastia
O que é a blefaroplastia?
A blefaroplastia, ou cirurgia plástica das pálpebras, destina-se a corrigir as imperfeições nas pálpebras superior e/ou inferior causadas principalmente pelo excesso de pele. A cirurgia
normalmente envolve a remoção e/ou redistribuição dos depósitos de gordura da área em torno dos olhos, bem como a retirada do excesso de pele e músculo.
Para quem é indicada a blefaroplastia?
Um olhar rejuvenescido pode ser obtido através da blefaroplastia. A cirurgia é indicada para quem apresenta uma ou mais das características abaixo:
- Sobra de pele nas pálpebras superiores e/ou inferiores;
- Bolsas de gordura sob as pálpebras superiores e/ou inferiores;
- Inchaço sob os olhos.
Em muitos casos nos quais os pacientes buscam o rejuvenescimento facial, a cirurgia das pálpebras isoladamente pode não ser a resposta. O diagnóstico preciso do cirurgião é fundamental na conduta mais adequada para cada caso.
Um das limitações da blefaroplastia é quando o paciente apresenta excedentes decorrentes da flacidez das estruturas da parte superior da face. Nestes casos, o lifting frontal deverá ser associado ao plano de tratamento.
Associações mais comuns à blefaroplastia:
As cirurgias mais comuns a serem combinadas com a blefaroplastia são:
- Lifting Frontal Endoscópico;
- Ritidoplastia;
- Rinoplastia;
- Lipoaspiração;
- Lipoenxertia facial;
- Nanofat
Como é a blefaroplasia?
É feita uma marcação nas pregas naturais das pálpebras que servirão de guia para as incisões da cirurgia. Então é executada a remoção da pele excedente e caso seja necessário, também são retiradas ou até reposicionadas as bolsas de gordura sob as pálpebras.
As cicatrizes são pequenas e geralmente ficam bem escondidas nas linhas naturais do contorno das pálpebras. O Dr Ronaldo Righesso explica que com os olhos abertos, a cicatriz ficará exatamente no sulco da pálpebra, sendo praticamente imperceptível. Como resultado, o paciente tem uma aparência rejuvenescida e um olhar renovado.
Como é a recuperação da blefaroplastia?
Imediatamente após a cirurgia, você passará algumas horas na sala de recuperação para receber os primeiros cuidados e se recuperar totalmente da anestesia.
Após a alta, você iniciará o processo de recuperação na sua casa. Repouso com a cabeceira elevada e o uso da medicação nos horários pré-definidos são essenciais nesse período.
Você pode aplicar compressas frias para ajudar a diminuir o inchaço. Também é importante evitar a exposição solar, o uso de cremes faciais e maquiagem nos primeiros dias. Um colírio hidratante e pomadas lubrificantes também poderão ser prescritos para seu conforto.
Quando os resultados da blefaroplastia serão visíveis?
Geralmente, a primeira semana após a blefaroplastia deve ser de inchaço na área dos olhos, o qual vai progressivamente melhorando. Ainda que o resultado final possa levar algum tempo até ser atingido, em cerca de 30 dias após a cirurgia o paciente já vai ter a sensação do olhar mais leve e renovado.
A cirurgia das pálpebras tem uma longa durabilidade, mas é necessário ter em mente que o processo de envelhecimento continua mesmo após a cirurgia.
Outras dúvidas comuns relacionadas à blefaroplastia:
Tenho bolsas inchadas sob os olhos, mas não tenho flacidez. A blefaroplastia pode me ajudar?
Sim. Nesses casos, a blefaroplastia será realizada através de uma incisão interna, a qual chamamos de blefaroplastia transconjuntival, tratando apenas as bolsas de gordura.
Sofro de ptose palpebral. A blefaroplastia resolve meu caso?
A ptose palpebral é uma condição médica relacionada à perda de função de um músculo muito pequeno situado profundamente nas pálpebras, denominado músculo elevador das pálpebras. A blefaroplastia habitual não aborda este músculo. Esta condição é tratada cirurgicamente e poderá ser associada à blefaroplastia.
A blefaroplastia pode me ajudar a enxergar melhor?
A blefaroplastia não está relacionada com acuidade visual. Entretanto, casos muito específicos com importante excedente de pele sobre o campo visual podem ser beneficiados pela cirurgia.
O que posso fazer para meus olhos incharem o menos possível após a cirurgia?
Nas 48 horas iniciais é ideal manter o repouso com a cabeceira elevada e aplicar compressas frias à região dos olhos, além do uso das medicações anti-inflamatórias. O inchaço é geralmente mais intenso no segundo dia e diminui lentamente nos dias seguintes.
Vou ficar com os olhos roxos após a cirurgia?
Isso depende de diversos fatores. A maioria dos pacientes apresenta pouquíssima equimose (roxos). De qualquer forma, a equimose pode ser um problema cosmético que geralmente se resolve em menos de duas semanas.
Existe um grupo de pacientes que tem uma tendência maior a desenvolver esse tipo de problema após a cirurgia: fumantes, pacientes com pressão arterial elevada e com alterações de coagulação.
Quando poderei voltar a me maquiar normalmente?
Após o décimo dia da cirurgia, você já poderá maquiar-se normalmente. Apenas preste atenção à limpeza da pele: evite esfregar os olhos para a retirada da maquiagem.
Quando poderei retomar os exercícios físicos?
Geralmente, as atividades físicas podem ser retomadas a partir de 15 dias após a cirurgia, evitando esportes de contato físico e exposição solar.
Quando poderei voltar à escola ou ao trabalho?
Geralmente entre 7 e 10 dias é possível retomar as atividades corriqueiras.
Experiências de Pacientes
Fique atento
O objetivo deste artigo é meramente informativo e em hipótese alguma esgota o tema em todas suas possibilidades. É indispensável a consulta médica, oportunidade na qual serão apresentadas informações minuciosas sobre cada procedimento de forma individualizada.
Os dados aqui disponibilizados são genéricos e podem não se encaixar perfeitamente no seu caso específico. A medicina é uma ciência inexata e o processo de recuperação e obtenção de resultados podem variar amplamente de acordo com cada organismo.